terça-feira, 22 de novembro de 2011

Descobertas que ajudaram a redescobrir a civilização Suméria

Até meados do sec. XIX, acreditava-se que o berço das civilizações mesopotâmicas era a Babilônia, até que duas importantes descobertas arqueológicas ajudaram a traduzir e entender o verdadeiro berço das civilizações da mesopotâmia, a Suméria, que até então eram conhecidos como povos babilônios.

A Pedra de Behistun

Descoberto pelo inglês Robert Sherley em 1598 durante uma missão diplomática para a Pérsia, a pedra de Behistun é uma inscrição multilingue de autoria de Dario, o Grande. 

A inscrição começa com a autobiografia de Dario e continua a descrever vários eventos após a morte de Ciro, o Grande e Cambises II. Bem como a Pedra de Roseta, a Pedra Behistun inclui a mesma passagem em três línguas escritas cuneiformes: persa antigo, elamita e babilónico. 

O texto foi traduzido por fases através de Georg Friedrich Grotefend (persa antigo), Sir Henry Rawlinson, Hincks Edward, Oppert Julius, Henry William Fox Talbot e Edwin Norris.

Importância

Não só a inscrição nos faz ver a mente de Dario, o Grande, mas também foi instrumental na abertura da escrita cuneiforme. 

Arqueólogos ganharam uma maior compreensão das civilizações como a Suméria, Akkadia, Pérsia e Assíria por possibilitar decifrar as lingugens cuneiformes.

A Biblioteca Real de Assurbanipal

A coleção de cerca de 25.000 fragmentos de tábua de argila, a Biblioteca de Assurbanipal foi descoberto em meados do século  XIX por Austen Henry Layard na cidade Mesopatamian de Nínive (no que é hoje o Iraque). 

Assurbanipal foi o rei da Assíria durante o auge das conquistas assírias militar e cultural, mas além disso ele era um apaixonado colecionador de que enviou escribas ao longo de seu Império procurando adições à sua biblioteca. 

A biblioteca em si foi uma das maiores em seu tempo e contém cerca de 1200 textos. Estes textos incluíam  inscrições reais, crônicas, mitológicos, textos religiosos, contratos, concessões reais e decretos, cartas régias, presságios, encantamentos, hinos a vários deuses e textos sobre medicina, astronomia e literatura. 

Alguns dos achados literários incluem a epopéia de Gilgamesh, o Enuma Elis, história da criação, o mito de Adapa e o Homem Pobre de Nippur. 

Em 612 aC, Nínive foi destruída por uma aliança de babilônios, o palácio foi queimado, preservando assim a tabuletas de argila parcialmente .

Importância

Enterrado há séculos pelos invasores, a Biblioteca Real de Assurbanipal dá aos estudiosos uma série de informações preciosas sobre os antigos habitantes do Oriente. Além da épica de Gilgamesh um dos mais importantes textos encontrados no site foi uma lista quase completa dos antigos governantes do Oriente.


Fonte: Livescience


Legado


Os sumérios talvez sejam mais lembrados devido às suas muitas invenções. Muitas autoridades lhes dão crédito pelas invenções da roda e do torno de oleiro. Seu sistema de escrita cuneiforme foi o primeiro sistema de escrita de que se tem evidência, pré-datando os hieróglifos egípcios em pelo menos 75 anos. Os sumérios estavam entre os primeiros astrônomos, possuindo a primeira visão heliocêntrica de que se tem conhecimento (a próxima apareceria por volta de 1.500 a.C. por parte dos Vedas na Índia). Afirmavam também que sistema solar constituía-se de 11 corpos celestes (a terra seria o 7 a partir de plutão, que só foi descoberto em 1930). Vejam a representação abaixo.


Zecharia Sitchin segurando uma cópia  de mural
encontrada dentre os achados da civilização Suméria.



Imagem Ampliada.

Representação do Sistema Solar Pelos Sumérios.


Desenvolveram também conceitos matemáticos usando sistemas numéricos baseados em 6 e 10. Através desse sistema, inventaram o relógio com 60 segundos, 60 minutos e 12 horas, além do calendário de 12 meses que usamos atualmente. Também construíram sistemas legais e administrativos com cortes judiciais, prisões e as primeiras cidades-estados. A invenção da escrita possibilitou aos sumérios o armazenamento do conhecimento e a possibilidade de transferi-lo a outros. Isso levou à criação de escolas, à educação e oficialização da matemática, religião, burocracia, divisão de trabalho e sistema de classes sociais.


Também os sumérios inventaram a carroça e, possivelmente, as formações militares. Inventaram a cerveja. O mais importante de tudo, talvez, seja o fato de que, de acordo com muitos acadêmicos, os sumérios foram os primeiros a domesticar tanto plantas como animais. No caso do primeiro termo, através de plantações sistemáticas e da colheita de uma descendência de grama mutante, conhecida atualmente como einkorn, e de sementes de trigo. Com relação ao segundo termo (i. e, os animais), os sumérios domesticaram-nos através do confinamento e da procriação de carneiros ancestrais (similares à cabra montês e ao gado selvagem (búfalos). Foi a primeira vez que essas espécies foram domesticadas e criadas em larga escala.


Essas invenções e inovações facilmente colocam os sumérios entre uma das culturas mais criativas de toda a Antiguidade, e mesmo da história.

Fonte: 12º Planeta - Zecharia Sitchin




4 comentários:

  1. pelas minhas analises e pesquisas,zecharia sitchin errou em interpretar que a figura do sol circulado por 11 esferas ou mais sejam planetas...nao sao planetas,sao gigantes naves que chegaram tempos atras em nosso sistema solar e ainda orbitam o sol até hoje.. e sao registrados pelas nossas sondas(soho,stereo A e B e outras)e responsaveis por anomalias da estrela...pesquisem individualmente,apontem durante dias telescopios ao sol com filtros e vejam e registrem a verdade que pessoas de alta patente escondem de nos...abraços!

    ResponderExcluir
  2. Só falta falar que Conan era um bárbaro de verdade!! kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Sakai,

      Conan é um personagem da literatura de fantasia heróica—ou "espada & feitiçaria" (sword and sorcery). Criado pelo escritor texano Robert E. Howard em 1932, fez sua primeira aparição na revista pulp Weird Tales no conto chamado "The Phoenix on the Sword" (em português, A Fênix na Espada).

      Para sua informação o personagem era Cimerio com "C" (A Ciméria é a terra de origem fictícia dos bárbaros na Terra Antediluviana ou pré-cataclísmica (Era Hiboriana) e terra pátria de Conan, o Bárbaro, principal personagem do escritor Robert E. Howard. Os habitantes da Ciméria fictícia não devem ser confundidos com os cimérios históricos, que viviam na costa norte do Mar Negro nos séculos VIII e VII a.C.) neste caso você está confundindo com os Sumérios da postagem.

      Fato que é perfeitamente compreensível, tendo em vista a atual educação que vocês crianças, não recebem hoje em dia.

      Saúde e Paz!

      Excluir
  3. Daniel, excelente explicação. Sou fã de Conan e sei que Robert E. Howard era um estudioso tenaz de mitologias, principalmente suméria-babilônica, haja visto que eram presenças frequentes os nomes dos deuses Ishtar, Dagon, Shamash e Artarte. Abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...