sábado, 17 de junho de 2017

Arqueólogos descobrem mensagem secreta em cerâmica dos tempos bíblicos

Uma equipe de arqueólogos israelenses descobriu uma mensagem enigmática deixada em um fragmento de cerâmica de 3.000 anos de idade. A peça de cerâmica com tinta em argila, chamada de óstraco, foi originalmente descoberta na década de 1960, em Tel Arad, a oeste do Mar Morto. Agora, usando uma nova tecnologia de imagem multiespectral, pesquisadores da Universidade de Tel Aviv conseguiram iluminar um texto que se escondeu no óstraco por todos esses anos.

Milhares de anos atrás, Tel Arad era um posto avançado militar, então faz sentido que a “frente” desse óstraco em particular detalhe finanças militares. A parte de trás, no entanto, parecia vazia. Mas após revisitar o óstraco com técnicas experimentais de imagem multiespectral, a equipe da Universidade de Tel Aviv conseguiu mostrar que o lado reverso está repleto de texto — e, como todas as boas mensagens, se tratava de vinho.

“A nova inscrição começa com um pedido por vinho, além de uma garantia para assistência caso o destinatário tenha qualquer pedido próprio”, disse Arie Shaus, coautor do estudo e membro do departamento de matemática aplicada da Universidade de Tel Aviv, em entrevista ao Breaking Israel News. “[A mensagem] Conclui com um pedido de fornecimento de uma determinada mercadoria para uma pessoa não nomeada, e um recado em relação a um ‘bato’, medida antiga de vinho, levada por um homem chamado Ge’alyahu.”



A pesquisa da equipe, que foi publicada na PLOSOne, detalha seu método singular. Eles usaram uma câmera digital Canon SLR 450D modificada e uma lente macro Tamron SP AF90mm F/2.8 Di 1:1 para fotografar o óstraco em uma câmara escura.

“O filtro de corte interno da Canon IR foi removido por Lifepixel e substituído por um vidro transparente com o mesmo índice refrativo”, escreveu o grupo. Usando uma gama de filtros, a equipe enfim conseguiu revelar a mensagem escondida.

A esperança é de que a técnica possa ser usada para ler mensagens escondidas em outros óstracos. Vai saber que fofoca boa dos tempos bíblicos a gente não deixou escapar esses anos todos?

Fonte: PLOS One



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...