quinta-feira, 25 de maio de 2017

Descoberto acampamento usado por vikings para invadir a Inglaterra

Campo serviu como base temporária durante campanha no fim do século IX

Estabelecido em Torksey, nas margens do Rio Trent, no condado de Lincolnshire, ao Norte de Londres, milhares de homens, mulheres e crianças viveram em tendas no maior acampamento viking já descoberto na Inglaterra. De acordo com pesquisadores das universidades de Sheffield e York, responsáveis pelo achado, o local foi usado como base temporária durante a invasão da Inglaterra no século IX.

Os vikings já haviam invadido monastérios costeiros, mas retornavam à Escandinávia no inverno, mas no fim do século IX eles vieram em maior número e decidiram ficar — disse Julian Richards, do departamento de Arqueologia da Universidade de York. — Isso mandou uma mensagem clara de que agora eles planejavam não apenas saquear, mas controlar e conquistar.

Os vikings iniciaram suas incursões em terras inglesas no final do século VIII, mas apenas com saques a vilarejos e monastérios. Em 865, eles desembarcaram uma poderosa força militar no Norte da Inglaterra, e numa campanha que durou 14 anos conquistaram três dos quatro reinos existentes na época. O acampamento de Torksey serviu para abrigar essas forças, que ficaram conhecidas como o Grande Exército Viking.

Os restos arqueológicos revelaram que o acampamento não era apenas utilizado por guerreiros, mas também por mulheres e crianças. O local foi usado como posição defensiva e estratégica durante os meses de inverno, onde os vikings reparavam seus navios, derretiam o metal saqueado, produziam, realizavam trocas e se divertiam. Segundo Dawn Hadley, do departamento de Arqueologia da Universidade de Sheffield, o acampamento era maior que a maioria das cidades contemporâneas.

— Do que nós encontramos no local, nós sabemos que eles estavam consertando seus navios e derretendo ouro e prata saqueados para fazer lingotes, barras de metal usados para o comércio — disse a pesquisadora. — Detectores de metal também encontraram mais de 300 peças de chumbo de jogos, sugerindo que os vikings, incluindo mulheres e crianças, passavam muito tempo jogando para passar o tempo, esperando pela primavera e o início da próxima ofensiva.

Pesos usados por mercadores
vikings encontrados em Torksey
- Universidade de Sheffield

O acampamento de Torkey foi descrito em crônicas anglo-saxãs, mas a localização exata e a escala era tema de debate que durou anos, até agora. Com o uso de detectores de metais, os arqueólogos descobriram mais de mil artefatos, incluindo cerca de 300 moedas, sendo mais de cem delas moedas de prata árabes, que chegaram à região por rotas de comércio estabelecidas pelos vikings.


Foram encontrados mais de 50 fragmentos de prata, incluindo pedaços de broche e lingotes, além de fragmentos de ouro. Segundo essas evidências, os arqueólogos sugerem que esses itens estavam sendo processados no acampamento, cortados em pequenos pedaços para serem derretidos.

Por meio da análise do terreno, os pesquisadores determinaram que o acampamento ocupava área de 55 hectares, maior que a maioria das cidades da época, incluindo York. A topografia, com o Rio Trent a oeste e circundado por terrenos alagados, indica que o local foi escolhido por seu potencial defensivo.

As informações coletadas em campo foram utilizadas para recriar digitalmente o acampamento de Torksey. O material produzido pela Universidade de York está sendo exibido no Museu Yorkshire, numa experiência de realidade virtual.

As pesquisas foram usadas para criar as imagens mais realísticas do acampamento, baseadas em achados reais — disse Gareth Beale, do laboratório de Criatividade da Universidade de York.

Fonte: OGLOBO



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...