Museu Arqueológico de Sevilha |
Ânforas e moedas foram achadas por trabalhadores em Tomares, Andaluzia. Diretora de museu diz que descoberta deve valer milhões de euros.
Moedas do Império Romano encontradas no sul da Espanha foram para o Museu Arqueológico de Sevilha (Foto: Gogo Lobato/AFP)
Trabalhadores encontraram (27/04/2016) em Tomares (Andaluzia, sul da Espanha) dezenove ânforas romanas com 600 quilos de moedas de bronze do fim do Século III e início do Século IV, que segundo as primeiras hipóteses podem ter sido destinadas ao "pagamento do exército".
"É um conjunto único e com pouquíssimos paralelos. Na história do império romano, do baixo império romano na Espanha não conhecemos nenhum paralelo", disse aos meios de comunicação Ana Navarro, diretora do Museu Arqueológico de Sevilha, para onde foram transferidas as ânforas e as moedas.
Ânforas e moedas encontradas no sul da Espanha. |
Navarro não se atreveu a avaliar a descoberta, mas declarou que ela "pode ser de milhões de euros certamente".
As moedas, que têm inscrições dos imperadores Maximiano e Constantino, "estão no que chamamos em linguagem técnica de 'Fleur de Coin'", o que quer dizer que não circularam, acrescentou a especialista.
"A grande maioria são recém cunhadas e provavelmente algumas têm banho de prata, não apenas de bronze", disse Navarro.
"Há muitas hipóteses" sobre estas moedas sem uso, disse a especialista, explicando que "podem estar relacionadas a pagamentos ao exército ou com algum tipo de entidade pública da administração do Estado".
Fonte: Link
Nenhum comentário:
Postar um comentário