sexta-feira, 1 de abril de 2016

El Mirador - Guatemala

A região de “El Mirador”. Isolada na selva bem ao norte de El Peten, na Guatemala, esta antiga cidade oferece uma rara oportunidade para investigar uma antiga cidade Maia, onde se encontra a maior construção Clássica que, evidentemente, não foi totalmente soterrada pelas densas florestas da Guatemala.

As duas maiores pirâmides Mirador são a El Tigre e La Danta. La Danta é a mais alta pirâmide maia das Américas, com maior volume do que a Pirâmide de Quéops, no Egito.


Ela está localizada na selva mais remota de Peten a sete quilômetros da fronteira norte com o México, e partindo da Guatemala vai exigir vários dias de árdua caminhada. É a maior cidade maia até o momento.


El Mirador, templo de El Tigre - comparação com Tikal.

El Mirador está localizado na Reserva da Biosfera Maia datando do pré-clássico Maya, cerca de 600 a.C. Acessível  apenas por helicóptero ou partindo da vila Carmelita a 2 dias de caminhada ou 9 horas a cavalo.



El Tigre

El Tigre

Temple IV

Tikal

Em El Mirador o maior destaque é a pirâmide El Tigre, com mais de 60 metros de altura, supera por larga margem o maior templo em Tikal (Temple IV).


La Danta
Richard Hansen, na pirâmide La Danta.
 
Ao lado dela uma estrutura igualmente impressionante, chamada La Danta, montada sobre uma base estrutural conhecida como montículo, valoriza sua altura, alcançando mais de 100 metros desde a base atingindo 300 metros de cada lado.

La Danta, foi descoberta em 1930 por uma expedição da Instituição Carnegie de Washington, que sobrevoava a região, a partir daí  projetos de pesquisa foram implementados para trazer à tona o que estava oculto pelas vastas florestas da região.


Testes iniciais revelam que mais de 65% das amostras de cerâmicas encontradas pertencem ao último período Pré-clássico (400 a.C - 100 d.C).



Ian Graham descreveu o local após explorações feitas em 1967: As estruturas de El Mirador são extremamente impressionantes, a despeito de suas condições uniformemente arruinadas. Elas certamente são as mais sólidas e as maiores na região dos Maias, e há grandes construções em maior número aqui do que em qualquer outro local que se conhece. O cume da Estrutura 1 está a 55 metros acima do platô sobre o qual se situa, apesar de que a construção que ela apoiava tenha desaparecido. Isto é 20% mais alto do que a subestrutura do Templo de Tikal IV. E se todo o edifício fosse reconhecido como um “templo” em vez de uma simples estrutura,... então este templo ocuparia uma área seis vezes maior do que o Templo de Tikal IV. (Archaeological Explorations in El Peten, Guatemala, p. 45. Middle American Research Institute, Publication 33. Tulane University: New Orleans, 1967.)
 
Foto do arqueólogo Richard Hansen.

Graham encontrou dois fragmentos de escultura em El Mirador feitos em estilo anterior ao Clássico e Protoclássico de Kaminaljuyú, um local situado na costa do Pacífico, na Guatemala. Outras esculturas do mesmo estilo, feitas em pedra e estuque, foram encontradas pela equipe da BYU em suas estações de campo em 1980 e 1981. 


 

 La Danta - Foto por Ivan Castro.

Hoje é uma área protegida. O estilo DE construção usado em várias das suas edificações é semelhante ao usado em locais da costa sul da Guatemala e terras altas da Guatemala.

Não há infraestrutura (hotéis, pousadas) e distingue-se como uma aventura de exploração, não é para qualquer turista.

El Mirador é em si um mistério e um enigma para os arqueólogos; uma vez que a cidade parece ter gozado de um grande progresso e desenvolvimento e possuído uma grande população.


Fonte: Link1 - Link2











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...