quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Encontradas pipocas milenares no Peru

Descoberta arqueológica leva peritos a concluir que pipocas como a que comemos no cinema já eram consumidas no Peru em 4700 a.C..

A conclusão foi tirada por uma equipe do Museu de História Nacional do Instituto Smtihsonian, sediado em Washington, liderada pela investigadora Dolores Piperno.

Os dados inferidos a partir dos restos fossilizados de milho descobertos nas escavações arqueológicas de Paredones e Huaca Prieta mostram que os antigos habitantes destas áreas usavam diversos métodos para obter as pipocas.

Segundo os investigadores americanos e peruanos que conduziram este estudo, o milho foi domesticado há 9 mil anos no México, mas não se esperava uma evidência tão antiga do seu consumo na América do Sul. O estado das espigas encontradas sugere que eles preparavam e comiam o milho de muitas formas, entre elas como farinha e pipoca. 

Alguns dos mais antigos vestígios arqueológicos conhecido do milho datam de entre 6.700 a 3.000 a.C. e foram encontrados em Paredones e Huaca Prieta, dois sítios localizados na costa norte do Peru.

O milho foi domesticado primeiramente no México cerca de 9.000 anos atrás a partir de uma gramínea selvagem chamada “teosinte”. Os nossos resultados mostram que apenas alguns milhares de anos mais tarde o milho chegou à América do Sul, onde a sua evolução começou e deu origem a variedades diferentes, que são agora comuns na região andina. Compreender as transformações operadas nas características das espigas e dos grãos que levou a centenas de espécies de milho conhecidas hoje, bem como onde e quando cada um delas se desenvolveu

Espanto dos investigadores

As muitas formas e moldes encontrados para trabalhar o milho espantaram os investigadores, pela sofisticação da variedade e até porque as pipocas seriam utilizadas, tal como nos dias de hoje, como um suplemento para as principais utilizações do milho.

Dolores Piperno revelou mesmo, em declarações reproduzidas pela "BBC News", que a descoberta só pode levar à conclusão de que "os agricultores peruanos gostavam de experimentar e deixar crescer coisas bem peculiares para a época".

Fonte: The Sun


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...