terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Descoberta vinícola de seis mil anos nas montanhas da Armênia

Uma vinícola de seis mil e cem anos foi descoberta nas montanhas da Armênia. Um tonel para prensar uvas, jarros de fermentação e até um cálice foram descobertos por um time de pesquisadores em um complexo de cavernas.

Desde que evidências do hábito de beber vinho foram descobertas, este é o exemplo mais primitivo de uma produção completa, de acordo com o co-diretor da escavação Gregory Areshian, da Universidade da California. A descoberta, anunciada pela National Geographic, foi publicada no Journal of Archaeological Science.

As evidências comprovam uma habilidade na produção de vinhos — disse Patrick McGovern, diretor científico do Laboratório de Arqueologia Biomolecular do Museu da Universidade da Pensilvânia, que não estava no time de pesquisadores. — A produção em larga escala mostra de as uvas eurasianas já tinham sido domesticadas — disse McGovern.

Sementes da uva, restos de uvas prensadas, caules e resíduos de videiras também foram encontrados no local, e análises químicas indicam que vinho tinto era produzido na caverna.

Na mesma área, conhecida como Areni-1, foi descoberto o primeiro sapato de couro de que se teve notícia, datado de 5.500 anos.

De acordo com os arqueólogos, dentro da caverna havia uma bacia rasa com um dreno para dentro de um tonel. A bacia deve ter servido como prensa onde as pessoas pisavam nas uvas, um método tradicional de séculos atrás. Também foram encontradas sementes usadas na produção dos vinhos.

Fonte: NYTimes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...