sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Mesopotâmia: Retorno ao Éden

Recentemente tive a oportunidade de assistir a um interessante documentário apresentado no canal a cabo Discovery Civilization, onde uma intrigante série estava sendo apresentada sobre civilizações antigas, dentre elas, três das mais antigas são apresentadas neste mesmo episódio de 45 min.

Nele, relata como as grandes religiões monoteístas de cristãos, judeus e muçulmanos têm uma origem comum no Crescente Fértil da Mesopotâmia. E aqui, em meio à aridez da areia nos desertos do Iraque moderno e atual nações do Golfo Pérsico, foram encontradas a grandeza dos antigos impérios da Mesopotâmia, nome que por muito tempo serviu para denominar esses povos como sendo um só.

A região, foi onde as primeiras sementes de civilização humana foram plantadas. E foi aqui que três das maiores civilizações do mundo antigo sugiram; Babilônia, Assíria e Suméria.

Essa busca pelo Éden é uma viagem de volta ao passado. Primeiro até a Babilônia, a última dessas civilizações; Depois, mais distante, até os Assírios: Os primeiros mestres da arte da guerra. E finalmente, um momento no passado longínquo, até a Suméria e o surgimento da civilização em si.


Vejam o documentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...