terça-feira, 10 de abril de 2012

Ollantaytambo

No extremo norte do Vale Sagrado, Ollantaytambo é rara, se não única, localizada no Peru. 

Ollantaytambo é uma fortaleza enorme a 50 quilômetros de Machu Picchu. A cidadela serviu como um templo em um passado remoto desconhecido e como fortaleza pelos conquistadores espanhóis no séc. XVI. Por razões desconhecidas, todo o trabalho parou súbita e misteriosamente neste grande sítio. Quando os espanhóis perguntaram aos nativos se foram eles que haviam construído a grande fortaleza, os nativos riram dos espanhóis.



Terraços incas (esquerda) e megalítico na parede 
(direita) do sítio pré-inca de Ollantaytambo.

Megalítico  pré-Inca cantaria em Ollantaytambo 

Muro dos Seis Monolitos.

Terraços de Pumatallis.

As principais pedreiras de Ollantaytambo foram localizadas em Kachiqhata, um barranco sobre o rio Urubamba cerca de 5 quilômetros da cidade. O site apresenta três principais áreas de pedreiras: Mullup'urku, Kantirayoq e Sirkusirkuyoq, todos eles, contendo blocos de riolito que foram levados para os edifícios do Templo morro acima . Uma elaborada rede de estradas e rampas conecta-se com as áreas do edifício principal.

Tecnologia de Pedra

O Templo do Sol (acima) foi construído com enormes pedregulhos de pórfiros vermelhos (granito rosa). A pedreira é chamada de Kachiqhata e está localizado a cerca de 4 km do vale, olhando pelo lado de cima a sudoeste das montanhas. As pedras foram esculpidas parcialmente nas pedreiras, e escavadas até o fundo do vale. Para atravessar o rio Quechuas construíram um canal artificial paralelo ao leito natural do rio que servia para desviar água do rio de acordo com a conveniência. Portanto, enquanto a água flui através de um canal a outra parte ficava seca, assim pedras podiam ser levadas para o outro lado do vale. Mais ainda, as pedras foram transportadas para o ponto superior onde o templo se erguia usando o plano inclinado que é algo como uma estrada de silhueta claramente vista ao fundo do vale. 

A teoria vigente é a de que eles utilizaram pedras cilíndricas como rodas, cordas de couro, alavancas, polias, e a força braçal de centenas e até milhares de homens. Hoje, no caminho da pedreira ao templo ainda existem dezenas de pedras enormes que as pessoas conhecem como "pedras cansadas", porque acredita-se que eles jamais poderiam ser transportadas ao seu destino; essas pedras são a razão pela qual alguns autores afirmam que o Templo do Sol ficou inacabado quando a invasão espanhola ocorreu.





Blocos maciços, multi-facetados foram precisamente agrupados e interligados  
em padrões definidos, de modo a suportar os efeitos de terremotos.


Os cientistas especulam que o processo de alvenaria pode ter funcionado assim: depois de esculpir a forma desejada da primeira pedra elas eram montadas no local, os pedreiros, de alguma forma suspendiam a pedra em um andaime. Eles teriam então que traçar um padrão na pedra, a fim de esculpir a forma de quebra-cabeças que se encaixam perfeitamente. Depois de traçar o padrão, eles esculpem a pedra e dão forma, para obter a forma geral elas eram lixadas com precisão. Evidentemente, a descrição técnica aqui apresentada é puramente especulativa. O método poderia ter funcionado na prática, mas isso não significa que esta é a forma como os pedreiros de Quechua fizeram, nem os especialistas em corte de pedras atuais fazem a mínima ideia de como foi feito.

Como esses blocos titânicos de pedra trazidos para o cume do monte foram trazidos das  pedreiras por quilômetros de distância? Como eles foram cortados e montados? Como foram levantados e colocados no lugar? Ninguém sabe, ninguém pode sequer imaginar. Alguns arqueólogos e cientistas, querem nos fazem acreditar que esses povos antigos fizeram tudo isso utilizando ferramentas de pedra e bronze. Tal explicação é tão absurda, que nem sequer é digna de consideração. Nada foi encontrado, qualquer ferramenta ou utensílio de pedra que comprove essas afirmações.

Civilizações antigas A. Hyatt & Ruth Verrill - América


Em 1986 Jean-Pierre Protzen, afirma que Verrills estava errado. Ele foi para Cuzco e mostrou como pedras do rio podem ser usadas como martelos e moldadas na forma desejada.

"Parece que a técnica inca de encaixe dos blocos de forma justa e precisa baseou-se largamente em tentativa e erro. É um método laborioso, particularmente quando se considera o tamanho de algumas das pedras em Sacsahuaman ou Ollantaytambo. O que deve ser mantido em mente, no entanto, é que o tempo e a força de trabalho eram provavelmente de pouco interesse para os incas, que não têm uma noção europeia de tempo e tinha muito trabalho e tributos dos povos conquistados à sua disposição. "

Jean-Pierre Protzen - Scientific American - fevereiro 1986.

Teria sido este monólito esculpido com ferramentas de pedra?

Eric Von Daniken , em sua série de livros que começam com Chariots of the Gods (Eram os Deuses Astronautas?) teorizou que as obras construídas com pedra-Andina teriam sido obra dos deuses dos povos nativos que teriam vindo das estrelas e visitaram a terra há muito tempo, trazendo civilização, cultura  e conhecimento para o homem primitivo. A comunidade científica simplesmente o ridicularizou. 

Seus livros levantam questões que vão além das teorias convencionais e desvendam os mistérios em torno  dos   antigos monumentos da Terra que parecem desafiar a explicação racional, mesmo nos dias de hoje. 

Todo mundo que já viu os monumentos do Egito, Mesopotâmia, América do Sul e muitos lugares antigos testemunhou a habilidade surpreendente com que estes monumentos foram construídos. O ajuste a precisão do corte desses grandes blocos de pedra é incrívelmente precisa, tanto no Velho Mundo como no Novo. É difícil de acreditar, que tudo isso foi feito por trabalho manual. Este link muito interessante, Tecnologia da Pedra Antiga , inclui também as teorias de Davidovits, Professor do Instituto geopolimérico na França. 

Em suma, sua criativa teoria é que os 2 milhões de blocos de calcário que compõem o núcleo da pirâmide de Chufu (Quéops), não foram cortados, mas o calcário foi dissolvido em água, levado para o local de construção em pequenas porções e, em seguida, os blocos foram fundidos. Ainda mais absurdas são suas idéias sobre as paredes e a precisão de ajuste dos Incas: ele apresenta uma técnica para suavizar a pedra através da utilização de extratos de plantas ácidas! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...