quarta-feira, 26 de maio de 2010

Descoberta construção mais antiga do Peru


Uma praça circular do complexo arqueológico Sechín Bajo, situado no Vale de Casma, a nordeste de Lima, é a primeira edificação descoberta no Peru com 5.500 anos de antiguidade, segundo um grupo de arqueólogos peruanos e alemães.

"As descobertas feitas em Sechín Bajo, especialmente a da praça circular, mostraram que há restos de até 5.500 anos", declarou o diretor do projeto Sechín Bajo, o arqueólogo Peter R. Fuchs, citado pelo jornal "El Comercio".

Com essa descoberta, pode-se estabelecer que Sechín Bajo é mais antigo do que o complexo Caral, na costa norte do Peru, que com 5.000 anos era considerado, até agora, o de maior antiguidade.

O complexo Caral data da época de Mesopotâmia, Egipto e China, de acordo com os responsáveis por esse projecto localizado no Vale de Supe, 200 quilómetros a norte de Lima.
Fuchs disse que a antiguidade da praça encontrada, que possui de 10 a 12 metros de diâmetro, foi ratificada com até 25 provas de carbono 14.



A praça circular encontra-se rebaixada em pelo menos dois metros em relação ao solo e foi construída com pedras e adobes rectangulares. Teria servido como ponto de encontro para socializar as pessoas, explicou Fuchs.

A descoberta aconteceu há algumas semanas e coroou 16 anos de trabalho, iniciados em 1992, em Sechín Bajo, em busca dos primeiros sinais de uma civilização no Peru.

Graças a ela, pode ser possível provar que, no Vale de Casma (norte do Peru), desenvolveram-se as primeiras sociedades com centros cerimoniais, acrescenta Fuchs.
Outras construções também foram encontradas no local.



Numa delas, há um muro talhado com uma figura de traços felinos, chamada "Degolador", por ter uma faca numa das mãos e uma serpente na outra. Os pesquisadores disseram que este ícone se repete em diversas culturas no Peru, em diferentes anos.

"Aqueles que construíram Sechín Bajo tiveram um alto conhecimento arquitectónico e construtivo. Isso se vê claramente no tratamento aos materiais para que os edifícios fossem resistentes", destacou o arqueólogo alemão.

Também foram achados restos de um prédio de estrutura regular, cuja antiguidade não foi determinada, e que foi erguido como uma ampliação diante do crescimento da população.

Fonte: portalangop






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...